sábado, 15 de maio de 2010

Museu da criança.

Quem gosta de crianças há de me entender!
Estou aqui em New Orleans para o Congresso da A.T.S.(American Thoracic Society), hoje não tivemos atividades e é claro que eu fui procurar algo relacionado às crianças por aqui. Descobri que aqui tem um dos melhores museus interativos para crianças e lá fui eu visitar. Eu era a única pessoa adulta desacompanhada. O que me chamou a atenção foi a simplicidade das instalações aliada à profundidade de informações.
Olha o link aqui!
Aqui por exemplo, dois jacarés estão sobre dois planos inclinados e a criança puxa um e outro e descobre que apesar de um estar mais perto, ela terá que fazer mais força para puxá-lo em função da inclinação.
Outro ponto muito interessante é a estação da visão onde as crianças enfiam suas cabecinhas dentro do molde de uma cabeça de animal para ver como eles enxergam. Na cabeça da águia por exemplo eles conseguem ver um ratinho que está muito distante e que a olho nú passa despercebido prá nós.

O ratinho está sobre a última coluna azul estão vendo?
 Mas olha a distância que é na realidade!
Mas não é só de ciência que vive o museu!
Lá as crianças têm a oportunidade de vivenciar experiências de gente grande:
Fazendo compras...
Atendendo e preparando sanduiches em uma lanchonete...
Enfim, resolvendo os problemas de acordo com esta proposta:
Identificando o problema, pensando em soluções, fazendo previsões, testando as idéias, avaliando os resultados, fazendo novas perguntas e testando outras idéias.
Eu aproveitei muito meu passeio e ainda tive o prazer de saborear este belo sanduiche feito pela chef de cozinha mais compreensiva do mundo...
Ao receber meu sanduiche eu perguntei:
-Quanto é?
      -Vinte dolares !
                                 -Humm....eu não tenho dinheiro!
Ela abriu um enorme sorriso e disse:
                               -Não tem problema! Eu pago prá você!
Deve ser por este motivo que estas crianças conseguem até entrar dentro de uma bolha de sabão!
P.S. Aproveitando a dica da minha amiga Solange aqui está o link com o nosso museu brasileiro que me parece igualzinho!

3 comentários:

Solange Maia disse...

Zuleid,

Que deliciosa experiência !!!

Não sei se você conhece, mas aqui em São Paulo temos um lugar bem parecido. É o Catavento Cultural (www.cataventocultural.org.br), que fica no centro da cidade, onde antes era o Palácio das Indústrias. Um espaço fantástico de interação e descobertas... Bebela adorou, mas confesso que fiquei tão ou mais encantada do que ela !!!!

curta muito...

beijo grande

Zuleid Dantas Linhares Mattar disse...

Eu ainda não conheço, mas me disseram que é lindo! Quero ir lá o mais breve possível porque assim como você, acho que me diverti mais que as crianças!
Obrigada pela dica!
Beijos!

Anelisa Hissnauer disse...

ai zu...que legal! fiquei morrendo de vontade de levar as meninas!!! alias eu sou louca pra conhecer Nova Orleans...ja li uns livros que sao ambientados ai e fiquei bem curiosa!!! beijokas com saudades

Meus pequenos aliados!

E a solidariedade dos pequenos me fascina! Algumas crianças viram fotos minhas no facebook e as reações foram fantásticas! Vitor sugeriu ...