quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A Inveja...


Victória, uma linda e tímida garotinha de 5 anos não conversa de forma nenhuma.
É difícil até um sorriso. Os olhos estão sempre baixos e a comunicação se dá muito mais pelos desenhos que recebo dela a cada consulta.
Para tentar uma aproximação, comento ao admirar uma foto trazida por ela em que está ao lado de uma priminha:
-Como vocês estão lindas nesta foto!
Então a mãe comenta que a priminha é muito conversadeira e que vive comparando-se à Victória e se queixando por não ter cabelos tão bonitos quanto os dela.
Num momento de insensatez comento:
-Ah Victória, acho que ela deve ter a maior inveja deste seu cabelo tão lindo!
Ela me olha diretamente dentro dos olhos e me responde calmamente:
-Não, ela não precisa ter inveja porque ela tem "muitas boas idéias" para brincar!
A resposta me deixa tão envergonhada que só posso me desculpar:
-Você tem razão Victória, eu disse uma bobagem, ninguém precisa ter inveja de ninguém. Por favor, me desculpe pelo que eu disse, foi muito feio e muito errado! Estou envergonhada!
Ela complementa:
-Não precisa ficar com vergonha não tia! Gente grande sempre pensa errado assim! A gente nem liga!


Ainda bem querida, que vocês são tão superiores...

Obrigada pela lição!

Nenhum comentário:

Meus pequenos aliados!

E a solidariedade dos pequenos me fascina! Algumas crianças viram fotos minhas no facebook e as reações foram fantásticas! Vitor sugeriu ...