Algumas crianças também se disfarçam de adultos no dia-a-dia ou na dureza de suas funções, mas é só terem uma chance que deixam transparecer a beleza de sentimentos e a capacidade de extrair do simples o mais dificil: Ser inteiro!
Recebi este e-mail de uma pessoa muito especial e tomo a liberdade de dividir com vocês a alegria e emoção contidas no link que podem acessar, mas quero que todos conheçam os "Dez Direitos Naturais das Crianças" que transcrevo abaixo.
P.S. O Ricardo eu já sabia que era especial , a surpresa foi o Rubem Alves !
"Saudações, drª Zuleid...
Dia desses, ouvi falarem do http://simplesassimzuleid.blogspot.com/, e fui conferir mais de perto... Gostei muito dos relatos que li. Tem cada figuraça!!! Morri de rir.
Lembrei-me, então, de uma crônica do Rubem Alves (extraída dehttp://www2.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/r_alves/id131002.htm) que, presumo, seja de seu conhecimento."... o melhor de tudo são as crianças..."
Ricardo André Ribeiro Barbosa
"Dez Direitos Naturais dasCrianças"
1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos.
2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincarcom a terra, a areia, a água, a lama, as pedras.
3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumesoferecidos pela natureza.
4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos.
5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem odireito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar,modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo. 6.Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro.
7.Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça ede andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem.
8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir.
9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.
10. Direito à poesia:Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua."
E aí eu pedi às crianças licença para acrescentar o décimo primeiro direito:
"Todo adulto tem o direito de ser criança..."
E eu, aqui como representante das crianças que fazem este blog existir, pela grandeza de suas almas, e pela excelências dos serviços prestados à essas mesmas crianças, Ricardo e Rubem Alves, lhes concedo este direito.
Um forte abraço!
Este é um espaço que encontrei para partilhar as alegrias que venho tendo ao longo de minha vida de pediatra, e foi por isto que escolhi esta data para iniciar o Blog, 27 de julho , Dia do Pediatra. São histórias vindas de cabecinhas que enxergam a vida de uma forma "Simples Assim".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meus pequenos aliados!
E a solidariedade dos pequenos me fascina! Algumas crianças viram fotos minhas no facebook e as reações foram fantásticas! Vitor sugeriu ...
-
Qualquer palavra é vazia diante do que sentimos ao ver a vida renovar com o nascimento de uma criança. Quando se trata de um neto então......
-
Eu prometi que iria colocar aqui a foto do Luca! Eu sabia que ele venceria esta batalha porque conheço toda a família e são todos guerreiro...
-
Para alegrar a manhã de domingo esta foto do Ricardinho (vulgo fiapo ou estropicinho) em uma de suas melhores carinhas! Quem resiste?
3 comentários:
Ah Zu!!! Que coisa mais linda...Seu blog esta cada dia melhor! Voce escreve lindamente, e nos faz rir chorar e nos emociona com seus relatos e sua poesia!
Amo voce amiga! Nao pare NUNCA de ser como voce eh! Beijos da amiga, Ana
Que lindo isso!!! Adorei eu da minha parte procuro fazer por meus filhos o que posso dentro dos limites do bom senso o que se descreve aqui, criança tem que ser criança e sempre aproveitar a vida e ir nas consultas sem falta para ouvir todas as orientações de quem entende de criança...
Bjos **Iris**
Que lindo Zuleid, amei! Vou tentar seguir a risca a cartilha com os 10direitos naturais da criança.
A gente tem mesmo é que parar pra pensar sempre nas exigências dos pequenos... Acho que lembrar do nosso tempo de criança é fundamental.
Também adorei a notícia que você me contou lá no blog! Parabéns!!!!
Um abração!
Erika
Postar um comentário