Há alguns anos, tive que internar Lucas, um garoto de 8 anos, que chegou ao pronto-socorro onde eu trabalhava com uma crise de asma fortíssima.
O hospital era muito simples e não dispunha de UTI pediátrica, e o garoto necessitava daquele recurso naquele momento e não tive outro recurso, coloquei-o na UTI de adultos.
Ele foi admitido por volta do meio dia e poucos minutos depois um paciente teve uma parada cardíaca. É claro que a enfermagem utilizou um biombo para isolá-lo, mas ele viu algumas coisas.
Pois bem, à tarde a enfermeira me chamou e disse que ele não queria dormir de maneira nenhuma, que ele não chorava nem reclamava, mas não dormia! Tentei saber o que estava acontecendo mas ele nada disse, permaneceu calado e acordado.
Já por volta das 22:00hs um novo paciente foi admitido. Assim que a enfermagem instalou o rapaz, este relaxou e fechou os olhos para dormir quando escutou a vozinha de Lucas falando bem baixinho, cochichando mesmo:
-Moço! Moço! Não dorme! Não dorme não!!!
-Porque?
-É que este aparelho que tá aí ligado em você é de um médico muito bravo; se o aparelho apitar o médico vem lá de dentro e te dá a maior surra, ele dá muito soco em você!
-Como é que é???Perguntou o moço já querendo rir.
-É verdade! Na hora que eu cheguei aqui eu vi! Tinha um cara aqui do meu lado que dormiu e o aparelho apitou e eu vi quando o médico entrou gritando e já batendo nele, eles fecharam a cortina mas eu vi! Eu é que não durmo de jeito nenhum!!
Estava explicado! Ele tinha presenciado o monitor cardíaco apitar denunciando a parada cardíaca e em seguida os procedimentos para reversão com massagem cardíaca que realmente é muito vigorosa.
Fui chamada e junto com o médico "dono do aparelho" explicamos tudo a ele que pode ver o suposto agredido já recuperado e finalmente relaxou e dormiu como um anjinho!
Este é um espaço que encontrei para partilhar as alegrias que venho tendo ao longo de minha vida de pediatra, e foi por isto que escolhi esta data para iniciar o Blog, 27 de julho , Dia do Pediatra. São histórias vindas de cabecinhas que enxergam a vida de uma forma "Simples Assim".
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meus pequenos aliados!
E a solidariedade dos pequenos me fascina! Algumas crianças viram fotos minhas no facebook e as reações foram fantásticas! Vitor sugeriu ...
-
Qualquer palavra é vazia diante do que sentimos ao ver a vida renovar com o nascimento de uma criança. Quando se trata de um neto então......
-
Eu prometi que iria colocar aqui a foto do Luca! Eu sabia que ele venceria esta batalha porque conheço toda a família e são todos guerreiro...
-
Para alegrar a manhã de domingo esta foto do Ricardinho (vulgo fiapo ou estropicinho) em uma de suas melhores carinhas! Quem resiste?
Um comentário:
Coitadinho!
A gente nem imagina o que passa pelas cabecinhas deles!
Ainda bem que ele tinha um anjo ao lado para ajudá-lo a entender a situação e poder também dormir como um anjinho!
Adoro seu blog!
Alessandra.
Postar um comentário